domingo, janeiro 20, 2008

Reviews de álbuns de música de 2007

Voodoo Glow Skuls
Southern Califórnia Street Music (2007) –Victory Records

A formula de sucesso já não é nova e sobreviveu a 3 décadas até aos nossos dias. Os Voodoo Glow Skulls, liderados pelo clã Casillas, entram em 2008, com o seu mais recente álbum, entitulado Southern Califórnia Street Music, ainda quentinho. O sexteto norte-americano apresenta-se na melhor forma e brinda-nos com 12 faixas que são...mais do mesmo, ou seja, o mais rebelde, puro e agressivo skacore. Conservada, possivelmente em tequilla do sul da Califórnia, a third wave ska dos anos 90 (Voodoo Glow Skulls, Catch 22, Mighty Mighty Bosstones, Mustard Plug) chega até hoje pela mão dos Voodoo Glow Skulls no seu estado puro, que se mantiveram ao longo de todos estes anos, fieis a seu som altamente energético e contagiante. Com um tipo de som que hoje se torna uma raridade, por ter sobrevivido à marca do tempo, autêntico e endogénico, Southern Califórnia Street Music traz-nos o melhor do skacore em 12 faixas de pura adrenalina, em que o sexteto faz jus às suas raízes hispânicas numa região de forte implantação da cultura latina de onde a temática e influência das ruas estão bem presentes. Aguardamos, assim, a vinda dos Voodoo Glow Skulls a Portugal, com este grande álbum, Southern California Street Music. Qualidade garantida pela Victory Records. Para quem ainda não conhece, desaconselha-se vivamente. Risco de ficar contagiado.



A Wilhelm Scream
Career Suicide (2007) Nitro Records

A disputar a fronteira entre o punk rock e o post-hardcore, Career Suicide veio trazer aos A Wilhelm Scream uma notoriedade pública muito além daquela que tinham até então. Os norte-americanos foram ganhando espaço mais pelas suas participações nas bandas sonoras e arranjos musicais de filmes de acção e de terror do que propriamente pela sua carreira discográfica. Certo é que Career Suicide tirou a banda de Nuno Pereira, Trevor Reilly, Nicholas Angelini e do canadiano Brian Robinson do circuito underground. Apesar do sucesso e do galopante numero de fãs que conquistaram com Career Suicide, a banda mantem-se fiel às origens e com o mesmo espírito intenso e de interacção com o publico que traziam dos clubes. Career Suicide é um álbum que funde a rebeldia punk com uma sonoridade post-hardcore com laivos de metal proporcionados pelos floreados das guitarras ao longo de 13 faixas plenas de objectividade. Os concertos são de grande intensidade, próprios de uma banda de culto habituada ao circuito dos clubes e salas de pequena e média dimensão, e juntam componentes pouco prováveis como a agressividade e sinceridade próprias do hardcore com um humor hilariante e irónico. 2008 entrou em grande para os A Wilhelm Scream, com uma extensa tour europeia que se vai prolongar pelo primeiro semestre do ano. Quem sabe, não os possamos ver ao vivo.



Madball
Infiltrate The System (2007) Ferret Music

São os Reis, num reinado denominado por eles: New York Hardcore. Depois de muitas críticas a apontar a decadência inevitável da banda, Legacy em 2005 veio acabar com as dúvidas sobre a capacidade infinita da mítica banda novaiorquina. Ainda assim, os Madball nunca conseguiram atingir um nível de topo no que toca a qualidade sonora dos seus registos fonográficos, o que evidentemente impediu a banda de atingir patamares muito mais elevados e consentâneos com o valor real da banda. Infiltrate The System foi a resposta capital da banda a tudo isto com 13 faixas de qualidade superior. A nível de qualidade sonora catapultou a banda para o topo, de onde ostentam a orgulhosa coroa de reis do hardcore, deixando bem alta a fasquia no que toca a qualidade de gravação, já que Infiltrate The System prima nesse sentido e coloca-se entre os melhores do género. Este álbum, apesar de surgir numa fase de veterania da carreira dos Madball, apresenta muitas novidades eo estilo tradicional da banda de Nova Iorque, a começar pela imagem com que a banda se apresenta e pelo artwork mais sóbrio e maduro, evitando os clichés recorrentes da cena em apresentar posturas agressivas ou de rua. A nível musical e de composição, os Madball estão no topo. A nova formação veio suprir algumas carências técnicas do grupo e acrescentar uma capacidade musical impar à banda. Quem os segura agora? Infiltrate The System, sem dúvida um must have para qualquer apreciador de hardcore.



CPM 22
Cidade Cinza (2007) Arsenal Music

São um caso sério de popularidade no país irmão e não param de crescer. Cidade Cinza é o sucessor de Felicidade Instantânea (2005), sendo que para muitos é mesmo como que um prolongamento do álbum anterior ou até mesmo uma colectânea de lados B que foram excluídos do prévio. Cidade Cinza reflecte a emotividade do jovem brasileiro normal que cresce em São Paulo, a cidade cinza, com todos os problemas emocionais e sociais a isso inerentes, focando mesmo o isolamento e triste solidão que se vive numa metrópole com quase 20 milhões de pessoas. Ao longo dos 12 temas de Cidade Cinza podemos encontrar um pouco de tudo isto. Desde músicas a transbordar de sentimentalismo com letras fortes, no seguimento do álbum anterior, passando por musicas rápidas com o espírito radical juvenil de sempre desta banda paulista, até às grandes surpresas do álbum: Maldita Herança e Tempestade de Facas, onde os CPM 22 nos mostram um lado de raiva explosiva e inconformismo até agora escondidos, talvez, na progressiva entrada da banda por sons mais densos e atmosferas musicais mais pesadas. Cidade Cinza reúne, assim, todos os condimentos de um grande álbum, que apesar de não ‘entrar’ à primeira, irá sem dúvida levar a banda a voos mais altos e a conquistar outros públicos onde até agora não chegava.

Etiquetas: , , , , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial