domingo, janeiro 16, 2005

Bush ícone PUNK!

A história diz-nos que a emigração do Punk para as terras do tio sam lhe fez perder a mais bela das componentes com o tempo... ou seja, a parte que o torna um fenómeno cultural e social: A CRITICA social, económica e política.

O punk, como producto histórico que é mantem-se vivo, pois claro, mas victima das adaptações e do desenrolar do dia a dia e da historia. Hoje em dia o punk tem sido pouco mais que uma forma de estar na vida, uma postura de rebeldia e de inconformismo com o institucionalmente e socialmente preconcebido, mas repare-se que a veiculção dessa atitude tem sido feita de uma forma cada vez mais manipulada pela maquina musical e os media, daí que as bandas punk que se têm projectado e vemos na televisão são nada mais que autenticos posers que criticam tudo e afirmam viver numa postura anti-social mas afinal é so roupas de marca, atitudes ensaiadas e vai tudo comer ao macdonalds. (Blink182, sum41, new found glory, entre várias...)Mas apesar desse mainstreamismo no punk o fenomeno mais old skool (a nivel ideológico) foi-se mantendo e continua, apesar da sua roupagem musical ser hoje em dia identica a da punk mainstream.

Apesar de poucos devo lembrar que a pelémica contra presidentes dos E.U.A e governadores de estados tem estado viva, mas claramente em decrescimo a medida que os anos passam. Temos tido casos lindo de ódios de estimação, por exemplo os Suicidal Tendencies de Mike Muir no seu album Freedumb apresentam uma musica intitulada Reaggan go home! e já em albuns anteriores tinham temas como war inside my head ou join the army(the suicidal army) temas que hoje voltam a ter uma actualidade brilhante. Outro caso, este mais especifico é dos Agnostic Front que foram proibidos de tocar em Nova Iorque devido ao seu album Riot Riot Upstart, em que a musica inicial se chama New York Police State e acaba com o Sr.Roger Miret em raiva a gritar: Giulliany fuck you, DIE! (ex governador do estado de Nova Iorque).Estes foram pois pequenos fogachos criticos dentro de uma acalmia interventiva do punk, como expliquei, mas houve um acontecimento que mudou tudo...a eleição do Presidente Bush. Os E.U.A estão completamente ao rubro a nivel musical do punk. Para os apaixonados do fenomeno, como eu, esta-se a assistir ao comeback ideologico e interventivo do punk. Por todo o lado novas bandas surgem com mensagens claramente anti guerra e anti bush...mas numa escala que nunca tinha visto na América.

O grande exemplo disso são duas bandas que se encontravam ja numa linha descendente e de pre-reforma que era o caso dos NOFX. Os NOFX já passaram os 30 anose já estavam na parte acentuada da curva descendente da sua carreira e de repende face a isto, aqueles que são para mim os reis do Punk, voltaram com uma força inedita a carga com o album 'War on errorism' que tem nada mais nada menos que o senhor bush na capa pintado de palhaço e TODO o album é anti-Bush. Estiveram em Portugal em concerto e todo o pavilhão estava decorado com bandeiras americanas com o sr.Bush pintado de palhaço, e tocaram temas como 'Franco un-american' e o novo hino anti-bush:'the idiot son of an asshole' ...simplesmente perfeito! Fat Mike, lider dos NOFX, dono da editora agora mais representativa do punk, a Fat wrec chords (trocou com a Epitaph) lançou por todo o mundo mais uma tour das grandes bandas desta editora em que estavam os Mad Caddies, Rise Against, NOFX, Swinging Utters e Real McKenzies entre ontes... e o nome desta tour é nada mais que Rock Against Bush.

Mas toda esta revolução de consciencialização foi infrutífera...os EUA continuam de olhos fechados, subjugados pelo poder dos media controlado pela Casa Branca e pelos Republicanos. Mantem-se o fascismo na America.

...e assim vai a 'land of the free'

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial