quinta-feira, janeiro 27, 2005

Geração Rasca ...

Decorria o ano de 1994 quando Vicente Jorge Silva, director do Jornal Publico, se referiu aos jovens como "a geração rasca" num célebre editorial. A designação logo ganhou uma exponencial projecção dentro dos seus congéneres e tornou-se moda entre a classe política. Os media tornaram a expressão num rótulo para sempre associado a nós jovens.

Acho que chegou a altura de emitir uma resposta na mesma moeda, em nome de todos os jovens.
Que moral tem a classe política para apontar o dedo seja a quem for? Alias, os erros do passado e do presente são sempre a consequência das vossas acções mediocres. As vossas lutas pelo poder, como cães que disputam um osso cobiçado, resultam sempre em odios, conflitos, instabilidade e crise. Quem paga? O Zé Povinho...

São as vossas disputas ridiculas que resultam nas crises e privações que vivemos. Atropelam-se numa ansia de poder, corrompem-se uns aos outros e matam-se uns aos outros (Sá Carneiro, Amaro da COsta, Sousa Franco). Quem sofre com as vossas lutas e os vossos erros? O Zé Povinho...

Que credibilidade tem a classe política embuida numa mediocridade colectiva para nos rotular como 'geração rasca'? Tantas vezes apelam para que o povo tenha uma visão crítica das coisas, mas então somos nós que dizemos agora para usarem essa visão critica e se analisarem a vocês mesmos. Olhem para vocês.Porque é que nos somos a 'geração Rasca'? Nós que somos controlados por vocês, e somos o resultado daquilo que vocês escolhem para nos e somos o reflexo das vossas gestões e políticas ruinosas.
NOS vamos as VOSSAS escolas aprender aquilo que VOCES escolhem nos programas de ensino e ainda pagamos por isso.
NOS somos controlados pelas VOSSAS instituições sociais, que estandardizam o nosso comportamento.NOS herdamos o país que VOCES nos deixaram. Porque é que somos NOS a 'geração rasca'?

SOMOS NOS que estamos a construir o futuro.
SOMOS NOS que pagamos as vossas crises.
SOMOS NOS que corrigimos os vossos erros.

O que nos somos e o que nos temos é tudo aquilo que voces nos deixaram, tudo aquilo que voces quiseram que nos nos tornassemos.Antes de nos apontarem o dedo olhem para voces próprios.
A vossa cassete é sempre a mesma: ai...voces nao sabem o valor da liberdade. ai...voces nao sabem o que é ir para a guerra.ai...voces nao sabem o que é a censura.
A censura sabemos. A censura é o que voces fazem quotidianamente ao nao nos deixarem ter o nosso modo de vida. Ao tentarem impor-nos o vosso. Ao nos chamarem 'geração rasca' quando nos o que fazemos é apenas querer viver da nossa maneira.

Damos-vos o valor pela coragem de um 25 de Abril. Mas condenamo-vos pela gestão ruinosa do país no pós 25 de Abril. 25 de Abril foi Revoluçao ...nao evolução!!Foi o 25 de Abril que vos permitiu construir um país para nós. Um novo sistema, uma nova ordem, uma nova vida.Assim, nos, a geração dos filhos de Abril herdou o país que voces criaram para nós, os políticos e as políticas que voces escolheram para nós.Nao nos façam pagar pelas vossas frustrações, pelos vossos erros, pelas vossas gestões ruinosas.

Nos somos o que voces nos deixaram.
Os vossos erros são as nossas realidades.

5 Comentários:

Às 12:44 da manhã , Blogger Miss* Duvalle disse...

ei lib ;)
Tavas mm chateado...
È de ficar, vêm esses cotas dizer q nós é ke somos a geração rasca...
"Kem é q rocka? a nossa gera.....
De kem é ke ta sp tudo á espera?? da nossa gera..."

Xtalinhux da pretinha *

 
Às 5:45 da tarde , Blogger folhasdemim disse...

Não existe geração rasca, existem pessoas rascas... em qualquer geração. Beijokas, Betty :)

 
Às 7:40 da tarde , Blogger Nora Borges disse...

Jogo de culpas... cada um se defende acusando o outro.

 
Às 2:31 da tarde , Blogger almadepoeta disse...

Belissima resposta, que deverias enviar à cabeça inteligente donde saiu a ideia para publicar como protesto.
Concordo em tudo neste teu texto emotivo e muito justificado.
Gostei....beijinho

 
Às 11:48 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Foda-se que és um bloguista completamente atrasado! E eu estava nas manifestações da época, note-se.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial